Vereadora Cida Maia ressalta a importância do incentivo à escrita e à leitura

Por Portal Opinião Pública 25/07/2024 - 14:08 hs
Foto: Divulgação

Em 25 de julho é celebrado o dia nacional do escritor. A data foi instituída em 1960 com a realização do primeiro festival do escritor brasileiro, sendo uma iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE). À época, a UBE era presidida por Jorge Amado e João Peregrino Júnior, que propuseram a oficialização anual da data como celebração voltada ao segmento.

Aprendemos a ler e escrever ainda na infância e aperfeiçoamos ao longo da vida, mas algumas pessoas dedicam-se profissionalmente a elaborar histórias, poemas e textos que fomentam o entretenimento e o conhecimento. Por trás de todo texto ou livro existe um escritor ou escritora, que se debruçou por horas a pesquisar e escrevê-lo. Por isso, para além desta data, é extremamente importante refletir sobre a importância do livro, visto que nosso país apresenta um baixo índice de leitura e precisamos avançar muito nesse quesito, incentivando a formação de novos escritores e de leitores.

Para a vereadora Cida Maia, é importante valorizar e enaltecer a cultura brasileira a partir da divulgação das obras e de informações sobre os seus autores ou autoras, tanto os conhecidos nacionalmente, quanto os que ainda não alcançaram projeção, visto as dificuldades que encontram para publicação de seus textos em grande escala. Também, cabe ao poder público incentivar feiras literárias e criar espaços para leitura e divulgação de obras. A vereadora também ressalta a importância do papel dos professores e familiares neste processo de incentivo à escrita e à leitura. Neste sentido, vale ressaltar que nossa cidade possui excelentes escritoras, como Márcia Plana, Deise Assumpcão e Nathaly Felipe, que recentemente lançaram a coleção PerVersas, que nasceu dos encontros dos Sábados PerVersos: a poesia em questão. A Coleção PerVersas tem como proposta divulgar textos literários em verso ou prosa, experimentações artísticas/visuais, de autoria exclusiva de mulheres. Outra escritora mauaense que vale a pena conhecer é Gilmacia Nunes, autora do livro infantil “As Aventuras de Gabi”, que de um jeito bem divertido, demonstra a importância da imaginação e superação de seus medos. Também destaca a organização da garota, responsabilidade, higiene pessoal e fenômenos naturais.